28 de abril de 2023

As cafeterias deveriam pesar o leite?

Compartilhar:

Na grande maioria das cafeterias especializadas em todo o mundo, a dosagem de café é uma prática diária para preparar bebidas espresso e filtradas. Quando os baristas pesam suas doses, eles garantem que estão usando uma proporção ideal entre água e café, extraindo assim toda a gama de sabores e aromas de um café.

No entanto, em sua rotina vencedora do Campeonato Mundial de Baristas de 2022 (WBC), o competidor australiano Anthony Douglas também pesou suas bebidas de leite para criar uma experiência sensorial mais consistente para todos os quatro juízes da WBC.

Naturalmente, isso levou a uma pergunta pertinente no setor de cafés especiais: mais cafeterias também deveriam pesar o leite? E, em caso afirmativo, como isso influenciaria o fluxo de trabalho do barista e a experiência do cliente?

Para saber mais sobre pesagem de leite em cafeterias, conversei com vários profissionais do café. Continue lendo para saber mais sobre eles.

Você também pode gostar do nosso artigo sobre se devemos permitir leites vegetais no Campeonato Mundial de Baristas.

Balança para pesar o leite

Por que pesar o leite?

Em primeiro lugar, pesar bebidas à base de leite pode ajudar a reduzir o desperdício, sendo particularmente útil para cafeterias. A maioria dos baristas são treinados para olhar cuidadosamente a quantidade de leite que derramam para cada bebida, mas mesmo os baristas mais experientes às vezes podem usar demais.

Claro, isso leva a sobras de leite vaporizado, que se não for usado para outras bebidas, pode aumentar rapidamente os custos de resíduos de uma cafeteria. Na verdade, algumas cafeterias podem desperdiçar até R$75,00 com a sobra de leite todos os dias.

Segundo Kirk Pearson, fundador da cafeteria australiana Sub-Zero Coffee, assim como usar uma proporção ideal de água e café, os baristas e proprietários de cafeterias devem fazer o mesmo com café e leite.

“Há alguns anos, estávamos usando um blend para café espresso da ONA Coffee. Depois de algumas experiências, descobrimos ser melhor com 110g de leite – nem menos nem mais. É por isso que pesar o leite é tão importante”, diz. A maioria dos diferentes tipos de leite (incluindo leite de vaca e certos tipos de  leites vegetais) tem um sabor doce e uma sensação cremosa na boca. Sendo assim, muito leite pode apagar sabores mais delicados e complexos de determinadas variedades de café como os Gesha.

Pesar o leite pode auxiliar no treinamento de baristas

De acordo com Angus Mackie, instrutor de baristas na ONA Coffee e criador do Nucleus Coffee Tools, as bebidas de café à base de leite não devem ser consideradas menos importantes do que o café puro.

“Diferentes quantidades de leite podem resultar em diferentes experiências sensoriais. Isso porque diferentes volumes e texturas de leite podem alterar a doçura de uma bebida”, ele acrescenta.

Angus explica ainda que, teve mais da metade de sua língua removida cirurgicamente após ter sido diagnosticado com um câncer no local. E isso levou a danos significativos aos receptores gustativos.

Ele diz que, enquanto treinava para recuperar mais do paladar, as bebidas à base de leite eram particularmente úteis para identificar certas notas de sabor e aromas. “Além disso, é interessante para treinar baristas a melhorar suas habilidades de vaporização e colocação de leite, bem como seus paladares”, acrescenta.

Barista despejando leite para preparar uma bebida com latte art

Mais cafeterias deveriam pesar o leite?

Considerando os vários benefícios que acabamos de listar, mais cafeterias devem começar a pesar o leite?

“Em Melbourne, especificamente, cerca de 80% das bebidas servidas em cafeterias são à base de leite – geralmente os flat whites e lattes”, explica Anthony. 

No entanto, Kirk me diz que pesar leite não é uma prática comum no país. “Apenas cerca de 5% dos cafés australianos pesam leite, mas eu adoraria ver mais deles fazendo isso”, diz. 

Ele enfatiza que pesar o leite para cada bebida preparada muitas vezes não é prático para os baristas, o que pode ser a razão para a baixa aderência.

No entanto, ele acrescenta que os  sistemas automatizados de vaporização e espuma de leite podem ajudar a melhorar o fluxo de trabalho do barista se a pesagem do leite for algo que eles queiram começar a fazer. “Algumas cafeterias, como Axil e ONA, usam sistemas automáticos de espuma de leite como o Übermilk”, diz ele. “Embora possa não ser realista pesar o leite para cada bebida, os sistemas automatizados podem dispensar quantidades padrão predeterminadas.”

Uma prática interessante para cafeterias de segmento premium

Hany Ezzat é gerente de vendas e torrefadora convidada da ONA Coffee. Ele explica que a prática de pesar leite é mais comum em cafeterias especializadas que servem cafés mais exclusivos e sofisticados.

“As cafeterias premium são mais propensas a pesar leite. Nesse caso, os baristas devem ser o mais precisos o possível. Isso proporciona a melhor experiência aos clientes e isso inclui questões como a proporção de café e leite nas bebidas”, diz.

Anthony concorda, dizendo: “Pesar o leite ajuda a garantir a consistência, bem como treinar baristas para entender como diferentes quantidades de microespuma afetam as bebidas à base de leite”.

Xícaras de bebidas a base de café com leite contendo latte art

Considerando o impacto sobre baristas e consumidores

Embora a pesagem de bebidas à base de leite possa retardar significativamente o fluxo de trabalho nos picos de movimento, os baristas poderiam realizar essa prática durante períodos mais tranquilos.

No geral, Hany acredita que pesar leite é vantajoso para os baristas. “É uma coisa positiva. Isso permite que eles entendam mais sobre como preparar e servir bebidas de alta qualidade”, diz.

“Pessoalmente, eu ensino os baristas com quem trabalho que eles devem texturizar o leite com uma consistência para que cada bebida à base de leite tenha entre 0,75cm e 1 cm de microespuma”, acrescenta. 

Ele explica ainda que, em sua experiência, preparar bebidas à base de leite para uma textura e peso mais consistentes significa mostrar todo o espectro dos sabores de cada café.

“Um torrefador pode desenvolver um perfil para que o café, quando extraído como café espresso, possa ser combinado com cerca de 120g de leite. Isso significa que os baristas devem vaporizar o leite com um peso alvo em mente”, ele diz.

“A quantidade de microespuma influencia no peso e também tem um grande impacto na textura da bebida. E se o leite não for texturizado corretamente, isso afeta negativamente a experiência do consumidor” ele conclui.

Barista Anthony Douglas incluiu pesar o leite em sua rotina vencedora do WBC

Veremos essa prática em mais cafeterias e competições no futuro?

Em geral, todos os profissionais de café com quem conversei acreditam que o desempenho vencedor de Anthony na WBC levará mais cafeterias – bem como outros concorrentes da WBC – a pesarem suas bebidas à base de leite.

“Ao longo dos anos, os concorrentes da WBC estão começando a controlar mais e mais variáveis. Eu vejo a consistência no peso do leite se tornando mais comum daqui para frente”, diz Anthony.

“Embora dois tipos diferentes de leite vaporizado possam atingir o mesmo nível em um copo, eles podem ter texturas completamente diferentes”, acrescenta. “Pesar a bebida após ter derramado o leite, no entanto, é um indicador útil a respeito da quantidade de espuma que você criou.”

Ele conta como a pesagem do leite o ajudou a desenvolver a seção sobre leite do curso de sua rotina do WBC de 2022. “Eu treinei muito usando a mesma quantidade de leite e o mesmo fluxo de trabalho. A diferença entre cada bebida que eu pesava era de aproximadamente 0,2g”.

Como aprimorar seu entendimento sobre a importância de pesar o leite

Competições como a WBC avaliam uma variedade de habilidades técnicas de barista, incluindo precisão, exatidão e consistência. E, sendo assim, servir bebidas mais consistentes aos juízes pode levar a pontuações gerais mais altas.

No entanto, apesar dos indícios de que a prática de pesar o leite pode se tornar comum, Angus acredita que pode levar algum tempo para as cafeterias começarem a adotá-la.

“As oficinas de degustação de bebidas à base de leite podem ser uma ferramenta útil”, diz ele. “Muitas cafeterias realizam sessões de degustação de café, mas as bebidas à base de leite podem ter uma gama diferente de experiências sensoriais, tanto para baristas quanto para consumidores.  A fim de ajudar os baristas a entender mais sobre a pesagem de bebidas à base de leite, Angus sugere um exercício de treinamento:

  1. Prepare duas bebidas à base de leite usando a mesma receita de café espresso e vaporize dois jarros de leite com a mesma textura;
  2. despeje cada bebida, mas com uma diferença de peso de 10g. Prove para comparar como diferentes pesos afetam a bebida;
  3. em seguida, prepare bebidas à base de dois leites usando a mesma receita de café espresso, mas vaporize dois jarros de leite para diferentes texturas;
  4. despeje o mesmo peso de leite em cada bebida. Prove para comparar como diferentes texturas afetam a bebida.
Mão com uma colher revolvendo a camada de espuma de bebida a base de café com leite

Embora possa não ser adequado para todos os cafés, há benefícios claros em pesar bebidas à base de leite para baristas, proprietários de cafés e consumidores.

Não só o desperdício pode ser reduzido, mas a qualidade geral das bebidas também pode aumentar – uma consideração importante para os participantes de campeonatos de baristas.

No entanto, se veremos ou não mais cafeterias pesando bebidas à base de leite nos próximos anos, ainda não se sabe. Mas com mais e mais cafeterias implementando soluções automatizadas de espuma de leite em seus negócios, pode se tornar mais fácil para os baristas começarem a padronizar seu leite e manter um bom fluxo de trabalho.

Gostou? Em seguida, leia nosso guia para trabalhar com leites vegetais.

Créditos das fotos: Hany Ezzat, World Coffee Events

PDG Brasil

Traduzido por Daniela Melfi

Quer ler mais artigos como este?  Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: