23 de setembro de 2022

NOTÍCIAS DO CAFÉ – BSCA divulga aprovados para a fase nacional do Cup of Excellence 2022; Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café debate alternativas sustentáveis e mais novidades

Compartilhar:

A cada 15 dias, o PDG Brasil seleciona as principais notícias do café para você. Veja as novidades neste boletim quinzenal.

  • Quinta-feira, 22 de setembro – BSCA divulga lista de aprovados para a fase nacional do Cup of Excellence 2022. Foram 125 lotes selecionados com notas acima dos 87 pontos entre os aproximadamente 750 inscritos. Os lotes aprovados para a fase final são de 14 variedades, produzidos pela via seca (colhido e seco com casca) e úmida (cereja descascado, despolpado e desmucilado). De todas as regiões produtoras do país, 10 estão representadas nessa lista – com destaque para a Mantiqueira de Minas, responsável por cerca de 30% dos lotes aprovados.
  • Quinta-feira, 22 de setembro – Barista Talita Pereira inaugura sua cafeteria, Connection Café, em Lorena. Motivada pelas experiências vividas ao longo do período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19 e com o objetivo de resgatar memórias afetivas ligadas à alimentação, a barista abre as portas de seu café ao público. Servindo bebidas feitas com os grãos da torrefação Pereira Villela (Itajubá-MG) e de outras empresas que se revezam no posto de “café convidado”, a cafeteria aposta na oferta de comidinhas tradicionais como cuscuz paulista e torta de liquidificador, sempre feitas com muito carinho, para acompanhar o café. Há ainda carta de drinques clássicos e de assinatura e a realização de eventos como campeonatos do estilo TNT, onde os competidores se divertem enquanto apresentam suas habilidades.
  • Quinta-feira, 22 de setembro – Encoffee – Encontro de Gestão de Cafeicultores acontece nos próximos dias 27 e 28 de setembro em Uberlândia. Durante dois dias, produtores rurais, cooperativas, empresários e representantes do setor cafeeiro estarão reunidos no Triângulo Mineiro para trocar experiências e conhecer os novos rumos da cafeicultura brasileira. Especialistas e nomes reconhecidos no mercado vão analisar os possíveis cenários do setor, traçar perspectivas, estoque, mercado, mudanças climáticas, política, economia e novos mercados.
notícias do café
  • Quarta-feira, 21 de setembro – O Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café (foto acima) debate alternativas para a produção sustentável de cafés no Brasil. O evento, organizado por Alessandro Guieiro, especialista em cafeicultura conservacionista, acontece nos dias 5 e 6 de outubro, em Franca (SP), e reúne profissionais que são referência para a agroecologia e sobretudo para a cafeicultura. O evento tem grande relevância no momento atual, considerando que o uso de tecnologias para a prática da agricultura regenerativa vem crescendo na faixa de 15% ao ano e que cada vez mais produtores se interessam pela busca de alternativas para a redução do uso de agroquímicos no controle de pragas e doenças nas lavouras, tornando suas produções mais sustentáveis e alinhadas com as exigências de importantes atores no mercado internacional de cafés. Na edição 2022, haverá a apresentação técnicas que ajudam a conservar o meio ambiente pensando a longo prazo, de uma maneira saudável e consciente. Discussões de pesquisas e projetos através de cases para redução de poluição, emissão de CO2, sequestro de carbono e redução e eliminação de agrotóxicos nos alimentos também terão espaço no evento. Entre os destaques que apresentarão seus cases e estudos no evento, estão Marcelo Urtado Fazenda Três Meninas), Lucimar Silva (Guima Café), Jean Faleiros (Grupo Eldorado), Helisson Afonso (Família Afonso) e Madelaine Venzon (Epamig).  
  • Quarta-feira, 20 de setembro – TerroirCafé convida para o III Ciclo de Conversas sobre Café e Hospitalidade que ocorrerá durante o mês de outubro de 2022. O evento relaciona o café com diferentes temas como: gastronomia, turismo, empreendedorismo, produção e consumo, entre outros. Podem participar  pesquisadores(as), consumidores(as), amantes e curiosos(as) que queiram conhecer um pouco mais sobre a temática do café. O evento será transmitido de forma gratuita todas as segundas-feiras de outubro às 19h pelo canal do Youtube do TerroirTUR.
  • Quarta-feira, 20 de setembro – Divulgados os vencedores do 4º Prêmio de Produtividade Café Acarpa 2022. No segundo dia da 30ª edição do Seminário do Café, a ACARPA juntamente com os parceiros e patrocinadores, promoveu a premiação do 4º Prêmio de Produtividade ACARPA, no qual os associados que obtiveram maior número de sacas colhidas em suas propriedades foram agraciados e homenageados. Os vencedores de cada uma das três categorias foram: Luis Henrique Sacardo Silva (categoria Área Irrigada Safra Anual), Elizabete Alves de Mello (categoria Área Irrigada Café 2,5 anos – 1ª safra) e Sebastião Francisco de Almeida (categoria Área Sequeiro Safra Anual).
  • Terça-feira, 20 de setembro – Juliana Ganan, do Tocaya Cafés, lança livro sobre o universo da produção de cafés especiais. Com o título “Por trás da Sua Xícara”, a obra aborda com uma linguagem simples e acessível toda a complexidade da cadeia de produção dos cafés especiais. A autora escreve sobre cafés especiais desde 2011 e fundou sua torrefação, a Tocaya, em 2016. Com revisão de João Varella, edição de Marcel Gugoni e projeto gráfico assinado pela renomada Casa Rex, de São Paulo, o livro está à venda no site da torrefação Tocaya, e em diversas cafeterias espalhadas pelo país.
  • Terça-feira, 20 de setembro – Cooxupé realiza o 4ª edição do Fórum Café & Clima no próximo dia 27 de setembro. O evento visa debater o impacto das alterações climáticas na produção de café e acontecerá em formato híbrido, ou seja, presencialmente no auditório da matriz da cooperativa em Guaxupé (MG) e contará com transmissão ao vivo pela internet, no canal da cooperativa no Youtube e no Portal Hub do Café. Ao longo do evento, especialistas apresentam e respondem questões sobre como os cafezais estão reagindo frente ao comportamento do clima, diante de secas, geadas e déficit hídrico. Outro ponto fundamental abordado pelo Fórum é o impacto desses fenômenos em relação às safras futuras.
  • Terça-feira, 20 de setembro – Concurso Campeões das Origens Brasileiras está com inscrições abertas. Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso promovido pela Cafebras, que tem como objetivo celebrar as origens produtoras de café, valorizando as pessoas que produzem e investem na alta qualidade dos grãos, expressando, assim, o potencial e a diversidade dos cafés brasileiros. Podem participar do Concurso cafeicultores com propriedades rurais nas seguintes regiões: Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Chapada de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Espírito Santo, com café da espécie arábica (Coffea arabica) e que preencham os requisitos estabelecidos pela escala da SCA (Specialty Coffee Association), com pontuação igual ou superior a 85 pontos, processamento nos métodos Natural, Cereja Descascado ou Fully Washed  ou outros métodos como fermentações induzidas por via aeróbica ou anaeróbica.
  • Terça-feira, 20 de setembro – FICAFE 2022 acontece entre os dias 18 e 20 de outubro em Jacarezinho – PR. A Ficafé – Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná é um dos maiores eventos de Inovação em Cafés Especiais no Brasil e lança neste ano a novidade da Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná, com produtos certificados e especiais da região. Edição presencial, com transmissão online de conteúdos selecionados. O evento é uma vitrine para os cafés especiais da região para o Brasil e exterior, além de contar com rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, degustação de cafés especiais, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, e networking entre os membros dessa importante cadeia produtiva.
  • Terça-feira, 20 de setembro – CNA lança projeto Agregação de Valor e Venda Direta de Cafés Diferenciados. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou um projeto de promoção de cafés diferenciados, que tem como foco agregar valor e diversificar os canais de comercialização desses produtos. O objetivo da iniciativa é dar mais visibilidade às características que agregam valor ao café, promover o encurtamento da cadeia produtiva e viabilizar a venda direta entre produtores e agentes compradores que atuam no mercado nacional. Cafeicultores que possuem diferenciais de agregação de valor, como cafés especiais, cafés de variedade raras e exóticas, com certificações de sustentabilidade, femininos e com Indicação Geográfica dentre outros poderão participar de uma rodada de negócios especial na Semana Internacional do Café. Para conhecer o regulamento, clique aqui e, para se inscrever, basta clicar neste link
  • Segunda-feira, 19 de setembro – Hackathon do Agro acontece nos próximos dias 24 e 25 de setembro. A maratona digital do agro que oferece premiação de até US$ 3.000 busca projetos inovadores que solucionem problemas, otimizem processos de produção e melhorem a sustentabilidade no campo. A atividade reúne projetos de profissionais, estudantes e empreendedores de qualquer parte do mundo e acontece neste fim de semana, com participação online e gratuita.
  • Segunda-feira, 19 de setembro – A illycaffè anuncia os finalistas do Prêmio Ernesto Illy Internacional 2022. A illycaffè anuncia os nove países produtores de café Arábica finalistas do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional. Um dos finalistas receberá o “Melhor dos Melhores” (Best of the Best), que será anunciado no dia 17 de novembro, em Roma, durante uma cerimônia que contará com a presença dos próprios cafeicultores. Ao longo deste ano, os laboratórios de controle de qualidade da illycaffè analisaram amostras da safra 2021/2022 e selecionaram os melhores lotes, que se qualificaram para a final da sétima edição do prêmio. Os finalistas vêm do Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.
  • Sexta-feira, 16 de setembro – CNDH aprova resolução para prevenção de violações por pulverização aérea de agrotóxico. O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) aprovou na manhã do dia 16 uma resolução que tem como objetivo prevenir e reparar as violações de direitos provocadas pela pulverização aérea de agrotóxicos. Entre as diretrizes trazidas no documento, está a revisão das distâncias mínimas para aplicação de agrotóxicos por pulverização aérea e proibição total dessa prática em áreas próximas a terras indígenas, territórios quilombolas e de comunidades tradicionais. Na prática, a resolução servirá como um instrumento de orientação para ações do Poder Público e do sistema de Justiça, com o intuito de garantir que a tomada de ações e as decisões relacionadas à pulverização aérea de agrotóxicos sejam guiadas por princípios que respeitem os direitos humanos.
  • Quinta-feira, 15 de setembro – 1ª edição do Festival do Café de Ibiraci (MG) acontece entre os dias 6 e 9 de outubro. No evento serão realizadas palestras, workshops, apresentações de baristas, exposição de implementos e degustações de cafés, além da disponibilização de uma sala de experiências sensoriais com café. O evento é aberto ao público das 12h às 20h nos seus 3 dias de realização, com entrada gratuita.
  • Quinta-feira, 15 de setembro – Etapa Rio de Janeiro do Desafio Koar acontece no próximo dia 15 de outubro. O evento será realizado durante a feira Rio Coffee Nation e serve como eliminatória para a Copa Koar nacional. O torneio prevê a participação de 18 competidores e as inscrições se encontram abertas, ao valor de R$ 100. Acesse mais informações no link.
  • Quarta-feira, 14 de setembro – Boutique de cafés suíça Migros lança “bolas de café” para substituir as cápsulas. A empresa está lançando um sistema de fabricação de café projetado para substituir as cápsulas, que produzem milhares de toneladas de resíduos no mundo todo a cada ano. Segundo representantes da Migros, suas cápsulas esféricas – descritas como “bolas de café” – são totalmente compostáveis – ao contrário das cápsulas de plástico e alumínio amplamente utilizadas em todo o mundo desde que foram desenvolvidas pela Nespresso há 36 anos.
  • Quarta-feira, 21 de setembro – Brasil evidencia compromisso da cafeicultura com a sustentabilidade na França. Essa foi a principal ação da delegação brasileira que esteve presente, de 10 a 12 de setembro, no “Paris Coffee Show”, evento com mais de 80 expositores e quatro mil visitantes, que reuniu todos os players do setor no Parc Floral da capital francesa. Nesta edição, o Brasil foi o país homenageado e contou com representantes em todos os painéis técnicos e nas apresentações institucionais.
  • Quarta-feira, 14 de setembro – Iguatemi São Paulo recebe unidade do Café Zinn. Um dos principais shopping centers paulistanos abre suas portas para o Café Zinn, charmosa cafeteria que já possui uma unidade nos Jardins. Localizado no piso térreo, com 31 m² e ambiente assinado pela Manga Rosa Arquitetura, a cafeteria possui decoração moderna e acolhedora e oferece cafés de diferentes origens em variados métodos de preparo.
  • Terça-feira, 13 de setembro – Exportações de café brasileiras atingem recorde no ano, diz Cecafé. Os embarques cafeeiros somaram, até o fim do mês passado, US$ 5,9 bilhões – um recorde, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil. 
  • Terça-feira, 13 de setembro – Yara abre inscrições para a 6ª edição do Concurso NossoCafé. Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para participar da 6ª edição do Concurso NossoCafé, competição anual promovida pela Yara, reforçando a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura. São duas categorias, “Café Cereja Descascado” e “Café Natural” e o vencedor de cada uma delas leva como prêmio uma viagem para participar do Specialty Coffee Expo 2023, maior evento voltado à indústria de café da América do Norte. Para o segundo e o terceiro colocados também haverá prêmios.

CONCURSOS DE QUALIDADE

Para facilitar a vida dos produtores e das produtoras de café, o Notícias do Café do PDG Brasil reúne a seguir uma série de concursos de qualidade de café. Chegou a hora de preparar com todo o capricho as amostras e ficar de olho nas premiações!

Você também pode gostar de ler nosso artigo sobre Como preparar amostras de cafés para concursos em 10 passos

Concurso Café Qualidade Paraná 2022

  • Os interessados em disputar os prêmios na 20ª edição do concurso Café Qualidade Paraná podem se inscrever em uma das unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná). 
  • Envio de amostras até 30/09
  • Mais informações aqui

Coffee of The Year Brasil 2022

  • O Coffee of The Year conecta produtores de todas as regiões do Brasil com compradores, exportadores, Q-Graders, profissionais do mercado e principalmente com todo o público que visita a SIC
  • Envio de amostras até 01/10
  • Mais informações aqui

1º Concurso de Cafés Especiais de Perdões – MG

  • O concurso tem como objetivo o incentivo e desenvolvimento dos cafés e dos cafeicultores locais, ajudando-os a conhecer melhor a qualidade e o potencial do seu produto.
  • Envio de amostras até 23/09
  • Mais informações aqui

2º Concurso de Cafés Especiais Olam Specialty Coffee – Categoria Café Delas

  • A premiação tem como objetivo enaltecer o papel feminino na cafeicultura, selecionando e contemplando com premiações os cafés de propriedades onde as mulheres têm protagonismo, mesmo que não sejam as titulares da Inscrição Estadual.
  • Envio de amostras até 30/09
  • Mais informações aqui

O Notícias do Café é um boletim quinzenal de notícias do PDG Brasil.

PDG Brasil

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: