9 de setembro de 2022

NOTÍCIAS DO CAFÉ – Lucca Cafés Especiais comemora 20 anos de atividades; Rabobank reduz previsão de produção global de café 2022/23, Hacktown em Santa Rita, Esalq realiza simpósio de cafeicultura regenerativa e muito mais.

Compartilhar:

A cada 15 dias, o PDG Brasil seleciona as principais notícias do café para você. Veja as novidades neste boletim quinzenal.

  • Sexta-feira, 09 de setembro – Primeiro Workshop de Atualização das Estratégias de Agricultura Climaticamente Inteligente acontece na próxima semana. O Consórcio Cerrado das Águas e o Café Plus Cerrado Mineiro, programa da UFV – Universidade Federal de Viçosa, se uniram, recentemente, para promover a atualização das estratégias de agricultura climaticamente inteligente no primeiro Workshop que será realizado no campus da UFV, em Rio Paranaíba, no dia 16 de setembro.

    O evento, que conta com inscrições abertas, reúne em sua programação, especialistas e pesquisadores do setor para debaterem com o público, formado, principalmente, pela cadeia produtiva do café, sobre os riscos, desafios e oportunidades que envolvem a agricultura perante às mudanças climáticas e, assim, traçar as melhores estratégias para alcançar resiliência climática.
  • Sexta-feira, 09 de setembro – Festival HackTown acontece em Santa Rita do Sapucaí e conta com um hub especialmente dedicado aos cafés especiais. O maior evento de criatividade e inovação do Brasil começa no dia 15 de setembro e conta com mais de 800 atrações que ocorrem de forma simultânea ao longo de quatro dias. Entre as atrações haverá a realização de diversas palestras e workshops dedicados aos cafés especiais. Segue abaixo a lista de alguns destaques:
    • Sexta-feira (16/09):
    • 10h – 11h – Sucessão no Agro: as oportunidades e desafios da nova geração – com Tércia Almeida (Gerente de Educação Formal do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS); Lucas Moreira Alckmin (Responsável pela produção de cafés da Moreira & Alckmin Coffees e atual Diretor Presidente da CooperRita); Maria Stella Rennó Alckmin (Produtora rural, engenheira civil de projetos sustentáveis e cofundadora do projeto teKOá) e Hellen Barros (Produtora Rural, Diretora na Associação Mulheres Empreendedoras do Café).
    • 10h – 11h – Café de Origem: a diversidade e as oportunidades de empreender nesse setor – Com Mariana Proença (Especialista em Conteúdo de Café).
    • 11h30 – 12h30 – Como será o produtor do futuro? – Com Paulo Henrique Leme (Coordenador do Polo Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura Digital); Julia Viana (Produtora de cafés especiais, influenciadora Digital e fundadora do João & Maria cafés especiais); Eduardo Ferreira (Sócio gestor da Flora Regenerative Coffees, Mestre em Ciência e Economia do Café pela Universidade de Udine) e Lara Alckmin (Produtora de cafés especiais).
    • 14h30 – 15h30 – Um Raio-X do Universo do Café – Com Daniele Alkmin (Criadora da startup Agrorigem – The Coffee ID, e líder do grupo Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí).
    • 17h30 – 18h30 – Coffee Geeks e Coffee Lovers: uma conversa sobre novos perfis de consumo de café – Com Gelma Franco (Fundadora da primeira boutique de cafés especiais do Brasil, a IL BARISTA); Mariana Proença (Especialista em Conteúdo de Café); Amilton Gonçalves Junior (Fundador da Gamers Coffee – Cafés Especiais e da Target Coffee – Assessoria em cafés Especiais.) e Andréia Moreira (Produtora de café e leite).
    • 17h30 – 18h30 – Empreender com café – Com Anna Openheimer (Especialista em cafés especiais, Q-Arábica Grader, mestre de torra e proprietária do Cafetelier – Torrefação e Café).
    • Sábado (17/09):
    • 08h30 – 09h30 – Café, Gênero, Empreendedorismo e Inovação (transmissão ao vivo) – Com Vanusia Nogueira (Diretora executiva da Organização Internacional do Café)
    • 08h30 – 09h30 – De onde surgem as oportunidades? – Com Thiago Wulfert (Fundador da Wood N’Coffee)
    • 10h – 11h – Criando com coragem no café – Com Carol Vono Alckmin (CPO da Moreira & Alckmin Coffee, uma das “100 mulheres mais poderosas do Agro” pela FORBES em 2021)
    • 10h – 11h – Café: o psicodélico que pode ajudar a salvar o planeta – Com Giuliana Bastos (Editora chefe do PDG Brasil, é criadora da São Paulo Coffee Fest, do São Paulo Coffee Hub e do Grão Coletivo)
    • 10h – 11h – Inovação Tecnológica no Agronegócio Brasileiro – Com Décio Karam (Weed Science Researcher na Embrapa)
    • 11h30 – 12h30 – Tendências, novidades e oportunidades no mercado de café – Com Giuliana Bastos (Editora chefe do PDG Brasil, é criadora da São Paulo Coffee Fest, do São Paulo Coffee Hub e do Grão Coletivo); Anna Openheimer (Especialista em cafés especiais, Q-Arábica Grader, mestre de torra e proprietária do Cafetelier – Torrefação e Café); Marina Mazini (Vendedora Internacional de Cafés Especiais) e Mírian Xavier (Mentora de Lideranças do Agro)
    • 11h30 – 12h30 – Café Especial: o que esperar da “próxima onda”? – Com Caio Tucunduva (Especialista e mestre de torra para Cafés Especiais, fundador do Café Hotel Espresso Bar e da torrefação No More Bad Coffee)
    • 13h – 14h – Como transformei um commodity em produto de Valor – Com Gelma Franco (Fundadora da primeira boutique de cafés especiais do Brasil, a IL BARISTA)
    • 13h – 14h – Narrativa, sustentabilidade e o amadurecimento do mercado dos cafés especiais – Com Rafael Melo (Head de Marketing e Comunicação na CarmoCoffees)
    • 14h30 – 15h30 – Café 4.0: inteligência artificial e cafés especiais – Com Francisco Massucci Silveira (Fundador da Csmart.ai e do Virginia Coffee Roasters)
    • 16h-17h – O Marketing é a “alma” do café: como se posicionar, comunicar e vender a sua essência – Com Luisa Nogueira (Jornalista, apresentadora, empreendedora e influencer); Rafael Melo (Head de Marketing e Comunicação na CarmoCoffees); Caio Tucunduva (Especialista e mestre de torra para Cafés Especiais, fundador do Café Hotel Espresso Bar e da torrefação No More Bad Coffee) e Ulisses Ferreira (Diretor Executivo da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica)
    • 16h – 17h – A Produção Regenerativa e o Consumo Consciente de Café – Com Eduardo Ferreira (Sócio gestor da Flora Regenerative Coffees, Mestre em Ciência e Economia do Café pela Universidade de Udine).
  • Quinta-feira, 08 de setembro – Lucca Cafés Especiais comemora 20 anos de atividades. A cafeteria e torrefação paranaense, uma das pioneiras no mercado de cafés especiais no Brasil, comemora seus 20 anos com uma programação especial no dia 15/09 que conta com vista à torrefação e à Los Volcanes, além de coquetel a ser realizado às 20h30. Comandada por Georgia e Luiz Otavio Franco de Souza, a empresa faz um trabalho bastante diferenciado de garimpo de cafés especiais de todo o país e é responsável por formar toda uma geração de baristas, contribuindo imensamente para o mercado de cafés especiais não apenas em Curitiba, mas em todo o país. 
  • Quinta-feira, 08 de setembro – Evento Pão com Pão volta a ser realizado presencialmente.  A quinta edição vai acontecer no Iguatemi JK, dias 8 e 9/10, das 12h às 20h. Haverá a tradicional feira de pães (entrada gratuita), com 12 das melhores padarias artesanais da cidade (mas também bebidas, queijos, embutidos), além de aulas de pão, com grandes padeiras e padeiros (com ingressos vendidos online e na hora). Além disso, serão realizados leilões de fornos e eletrodomésticos, vendas de acessórios e outros produtos. A ação visa arrecadar fundos em prol da Tucca, que há 24 anos oferece tratamentos para crianças e adolescentes com câncer.
  • Quinta-feira, 08 de setembro – Fundação Procafé publica a síntese do mercado para o mês de Agosto. Atualizada mensalmente, a iniciativa visa listar as iniciativas e notícias relevantes acerca do mercado de cafés no Brasil e no mundo. A nova versão, contendo o resumo das movimentações do mês anterior, acaba de ser publicada na plataforma da fundação.
  • Quinta-feira, 08 de setembro – Marcas icônicas Melitta e Maizena se unem em websérie de receitas na plataforma Recepedia. Melitta e Maizena se uniram em uma parceria inédita para criar uma websérie de receitas no site Recepedia. Com seis episódios, a série traz opções de cafés fresquinhos e cremosos de dar água na boca. As produções estão disponíveis na plataforma Recepedia, recheada de receitas e dicas para inspirar as pessoas na cozinha. Há opções clássicas, como Café com Leite Cremoso, e opções mais diferenciadas e de dar água na boca, como Café dos Sonhos, Café Cremoso Doce de Leite, Mocha Caramelo, Café Gelado e Paçocafé.
  • Quarta-feira, 07 de setembro – ESALQ-USP lança curso voltado ao controle biológico de pragas patrocinado pela CropLife Brasil. Com o crescimento do mercado biológico, a USP/ESALQ, universidade reconhecida entre as cinco melhores do mundo em Ciências Agrárias, acaba de lançar o Curso de Difusão: Controle Biológico de Pragas, patrocinado pela CropLife Brasil (CLB) – associação que atua na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção agrícola sustentável. A capacitação tem o intuito de disseminar conhecimentos sobre o controle biológico para profissionais interessados na área. O Curso de Difusão é certificado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP/ESALQ e possui grade de 50 horas de conteúdos em sete módulos diferentes. Abordando diversos temas, como Parasitóides e predadores; Ácaros predadores; Entomopatógenos; Criação de inimigos naturais e produção de entomopatogênicos; Monitoramento de pragas e liberação de agentes de controle biológico; Programas de controle biológico de pragas; e Legislação.
  • Terça-feira, 06 de setembro – Diretor executivo da BSCA pontua ações para um futuro promissor aos cafés especiais do Brasil. No começo do ano, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) anunciou Vinícius Estrela como novo diretor executivo, em substituição da Vanusia Nogueira, que assumiu a direção da Organização Internacional do Café (OIC).  O diretor executivo afirma que sua intenção é contribuir com o excelente trabalho já estruturado pela BSCA e, a partir dele, incrementar oportunidades no mercado internacional e no Brasil para os cafés especiais.
  • Terça-feira, 06 de setembro – Zoneamento Agrícola de Risco Climático na Bahia é atualizado. A versão atualizada do ZARC do café para o estado da Bahia foi publicada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Diário Oficial da União da última segunda-feira (05/09). Os novos resultados passaram a classificar alguns municípios adicionais dentro das categorias de baixo risco climático na Região da Chapada Diamantina. O setor produtivo local solicitou ao Departamento de Gestão de Riscos (Deger/Mapa) a revisão dos resultados para sequeiro, alegando que tal produção seria viável em algumas áreas. Uma parte relevante da produção local provém de áreas irrigadas, cultivo já indicado como de plena viabilidade por resultados anteriores do Zarc que, no entanto, não as identificavam para sequeiro.
  • Terça-feira, 06 de setembro – Safra 2022 da região de Araguari (MG) pode ter queda próxima a 40%. A colheita da safra 2022/23 de café na região de atuação da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), no cerrado de Minas Gerais, está em torno de 85% a 90%. A informação é do Presidente da Associação, Cláudio Morales Garcia. De acordo com Morales, que concedeu entrevista exclusiva para a Agência Safras, a colheita deve ser finalizada até o final de setembro. Sobre a produção da safra 2022, Morales apontou que a região deve colher em torno de 500 mil sacas de 60 quilos neste ano ante 800 mil sacas no ano passado, uma diminuição próxima a 40%
  • Terça-feira, 06 de setembro – Coopercam realiza primeira exportação direta de café. Nos últimos anos, a Coopercam tem se destacado por sua constante evolução. E para marcar sua trajetória rumo ao desenvolvimento, a Cooperativa realizou, em agosto deste ano, a sua primeira exportação direta de café. O embarque teve como destino a Europa.
  • Terça-feira, 06 de setembro – Rabobank reduz previsão de produção global de café 2022/23, vê déficit no ciclo. O Rabobank reduziu nesta segunda-feira sua previsão para a produção global de café na próxima temporada 2022/23, dizendo que os altos preços tiveram muito pouco impacto na colheita no Brasil, Colômbia, Honduras e Vietnã. O banco agora vê a produção global de café atingindo 169 milhões de sacas de 60 kg em 2022/23, de 172,3 milhões de sacas anteriormente, e espera que o mercado registre um déficit de 1,3 milhão de sacas como resultado, principalmente em arábica.
  • Terça-feira, 06 de setembro – OIC aponta queda de 6% nas exportações mundiais de café em julho de 2022. O relatório mensal da Organização Internacional do Café (OIC) destaca que as exportações mundiais de café alcançaram 10,12 milhões de sacas de 60 kg em julho, o que corresponde a uma queda de 6,56% em comparação com o mesmo mês de 2021 (10,83 milhões de sacas). As exportações da commodity nos dez meses da safra 2021/2022 (outubro/2021 a julho/2022) diminuíram 0,34%, para 108,8 milhões de sacas, em comparação com as 109,17 milhões de sacas em igual período da temporada 2020/2021. Nos 12 meses contabilizados até julho de 2022, as exportações de arábica totalizaram 80,25 milhões de sacas, ante as 82,99 milhões de sacas registradas nos 12 meses encerrados no período anterior, apresentando queda de 3,3%. Já os embarques de canéfora no mesmo período (até julho de 2022) foram de 48,90 milhões de sacas, em comparação com as 46,92 milhões de sacas nos 12 meses até julho de 2021, representando aumento de 4,22%
  • Terça-feira, 06 de setembro – Café arábica retoma negociações com baixas técnicas em Nova York. O mercado futuro do café arábica retomou as negociações com quedas técnicas para os preços no pregão desta terça-feira (6) na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Operadores seguem observando as condições da safra brasileira e também as informações de avanço de 4% na produção da Colômbia no mês de agosto, apesar do avanço tímido, as exportações do país vizinho recuaram 23% no mês passado, o que pode aumentar a preocupação com a oferta do produto. 
  • Terça-feira, 06 de setembro – Café Pilão realiza ação no metrô de São Paulo e Rio de Janeiro.  Quem passar pela linha azul do metrô de São Paulo e linha 1 do VLT do Rio de Janeiro, durante o mês de setembro, poderá experimentar uma imersão lúdica no universo do café, promovida pela Pilão. Trata-se de uma imersão para reforçar que a marca está presente durante toda a rotina de seus consumidores, conectando-se às mais de oito milhões de pessoas por dia, nas duas cidades, que utilizam as redes todos os dias. Além de envelopar o exterior dos trens, a marca também ambientou a parte interna dos vagões, assim como as sancas e os quadros internos e de fundo dos veículos.
  • Segunda-feira, 05 de setembro – Inscrições abertas para o I Simpósio Sobre Cafeicultura Regenerativa: Alinhando Sustentabilidade e Lucratividade. De 25 e 26 de outubro de 2022, das 18h20 às 22h10, acontece o I Simpósio sobre Cafeicultura Regenerativa: Aliando Sustentabilidade e Lucratividade, realizado pelo GELQ – Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz”, vinculado à ESALQ-USP. O evento tem como objetivo apresentar aos cafeicultores e profissionais da área algumas práticas sustentáveis, com a finalidade de transformar positivamente suas realidades no dia a dia da lavoura, além de fomentar o conceito de Agricultura Regenerativa, promovendo o intercâmbio de experiências e ideias em relação à transformação do solo e do cultivo de café através de práticas sustentáveis. O destaque é a presença do Dr. Aldir Alves Teixeira, consultor científico e pesquisador da illycaffè no Brasil. Ele vai abordar o tema sobre a qualidade dos cafés especiais no país, além de falar sobre a renovação da lavoura e valorização do café brasileiro. Agricultura regenerativa, carbono neutro são alguns dos temas que também serão abordados.
  • Sexta-feira, 02 de setembro – O Museu Mais Doce do Mundo volta a São Paulo. O Museu Mais Doce do Mundo está de volta à cidade de São Paulo. Diretamente de Lisboa, com o nome de The Sweet Art Museum, a colorida e irreverente exposição chega com a missão de “espalhar e compartilhar felicidade”. A edição 2022 do O Museu Mais Doce do Mundo traz salas mais digitais e interativas, além de novas degustações. Ao todo, serão 14 ambientes para que o público “Diga Sim à Felicidade!” em instalações com doces em grande escala e sala imersiva com projeções, como se o mundo fosse feito de confeitos. O evento acontece entre os dias 10 de setembro e 30 de outubro, no Shopping Vila Olímpia
  • Quinta-feira, 01 de setembro –  IAC lança a esperada edição do Boletim 100: Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo. A nova edição do Boletim 100: Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo, considerado o best seller dentre as publicações do Instituto Agronômico (IAC), foi lançada no dia 1º de setembro de 2022, na Sede do IAC, em Campinas. Muito aguardada pelo setor agrícola, a obra traduz em recomendações práticas para mais de 130 culturas de interesse econômico no estado de São Paulo e regiões subtropicais do Brasil. O livro reúne conhecimentos científicos consolidados e elaborados por 127 cientistas e técnicos do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e de outras unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, além de universidades e empresas privadas

CONCURSOS DE QUALIDADE

Para facilitar a vida dos produtores e das produtoras de café, o Notícias do Café do PDG Brasil reúne a seguir uma série de concursos de qualidade de café. Chegou a hora de preparar com todo o capricho as amostras e ficar de olho nas premiações!

Você também pode gostar de ler nosso artigo sobre Como preparar amostras de cafés para concursos em 10 passos

32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável de Café para Espresso

  • Uma das mais tradicionais (e mais aguardadas) premiações para cafés do Brasil e do mundo, o Prêmio Illy destaca cafés produzidos em 10 estados/regiões, além de seis finalistas, que concorrem a uma vaga na edição internacional do concurso. 
  • Inscrições: Até 09/09/2022
  • Data limite de entrega dos últimos lotes inscritos: 06/10/2022.
  • Mais informações aqui

20º Concurso de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana

  • A região da Alta Mogiana promove há 20 anos o seu concurso de qualidade. Os cafés produzidos nas 23 cidades de São Paulo e Minas Gerais que compõem a região competirão nas categorias Natural, Fermentado e no 4º Concurso de Qualidade Cerejas do Café, voltado aos cafés produzidos por mulheres.
  • Envio de amostras até 22/09
  • Mais informações aqui e ficha de inscrição aqui

Concurso Café Qualidade Paraná 2022

  • Os interessados em disputar os prêmios na 20ª edição do concurso Café Qualidade Paraná podem se inscrever em uma das unidades municipais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná). 
  • Envio de amostras até 30/09
  • Mais informações aqui

Concurso 3 Corações Florada Premiada 2022

  • A 3 Corações promove, em parceria com a BSCA, um concurso exclusivo para as mulheres cafeicultoras. Em 2022, a grande novidade é que todas as cafeicultoras do Brasil poderão participar, tanto as produtoras de café Arábica (5a edição do Concurso) quanto as de café Canéforas (1a edição).
  • Envio de amostras até 21/09
  • Mais informações aqui

Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil 2022 – Golden Cup

  • Com o objetivo de contribuir para a promoção dos cafés de Comércio Justo internacionalmente, o 8º Torneio do Melhor Café Fairtrade do Brasil – Golden Cup, já está com as inscrições abertas
  • Envio de amostras até 26/08
  • Mais informações aqui

Coffee of The Year Brasil 2022

  • O Coffee of The Year conecta produtores de todas as regiões do Brasil com compradores, exportadores, Q-Graders, profissionais do mercado e principalmente com todo o público que visita a SIC
  • Envio de amostras até 01/10
  • Mais informações aqui

30º Concurso Minasul de Café

  • Na edição comemorativa das três décadas de Concurso, a Minasul apresenta três categorias: natural, cereja descascado e AMAM (Exclusivo para Mulheres)
  • Envio de amostras até 19/09
  • Mais informações aqui

Concurso Conilon de Excelência Cooabriel

  • Inscrição gratuita que pode ser realizada nas unidades da Cooabriel no Espírito Santo e na Bahia, assim como no formulário online.
  • Envio de amostras até 02/09
  • Mais informações aqui

Concurso ABIC Origens do Brasil

  • Nesta edição, os lotes que atingirem nota de QG acima de 8,0 e não forem campeões das suas origens, estão aptos a participar do leilão, limitando-se a dois por origem.
  • Envio de amostras até 02/09
  • Mais informações aqui

1º Concurso de Cafés Especiais de Perdões – MG

  • O concurso tem como objetivo o incentivo e desenvolvimento dos cafés e dos cafeicultores locais, ajudando-os a conhecer melhor a qualidade e o potencial do seu produto.
  • Envio de amostras até 23/09
  • Mais informações aqui

2º Concurso de Cafés Especiais da Região de Pinhal

  • O concurso visa divulgar a região produtora, que é uma Indicação de Procedência, bem como a qualidade dos cafés ali produzidos.
  • Envio de amostras até 06/09
  • Mais informações aqui

2º Concurso de Cafés Especiais Olam Specialty Coffee – Categoria Café Delas

  • A premiação tem como objetivo enaltecer o papel feminino na cafeicultura, selecionando e contemplando com premiações os cafés de propriedades onde as mulheres têm protagonismo, mesmo que não sejam as titulares da Inscrição Estadual.
  • Envio de amostras até 30/09
  • Mais informações aqui

O Notícias do Café é um boletim quinzenal de notícias do PDG Brasil.

Crédito: Divulgação Wolthers & Associates.

PDG Brasil

Quer ler mais artigos como este? Assine a nossa newsletter!

Compartilhar: